
Eu começo aqui uma série de artigos sobre programação, culminando na programação de jogos para DS. Vou começar com os passos mais básicos, uma vez que as pessoas que mais me pediram que fizesse estes artigos não sabem nada de programação.
Hoje vou ensinar um dos passos mais básicos: a linearização de fórmulas.
Todos que já chegaram no ensino médio, já conhecem a fórmula de Báscara. É uma fórmula que possui diversos sinais especiais e diversos "andares". Um computador não reconhece um fórmula escrita da seguinte forma:

+ é adição
- é subtração
* é multiplicação (o . é o ponto decimal)
/ é divisão
A potenciação depende de cada linguagem. O C usa um método do objeto Math, chamado pow (abreviação de power), na seguinte forma: Math.pow(Base,Expoente). Como o intuito destes artigos é a programação em C, vamos representar como o C representa.
A raiz quadrada é outro método do mesmo objeto Math, chamado sqrt (abreviação de square root), na seguinte forma: Math.sqrt(valor).
Então vamos traduzir a formula de bascara para C:
x1=(-b+Math.sqrt(pow(b,2)-4*a*c))/(2*a)
x2=(-b-Math.sqrt(pow(b,2)-4*a*c))/(2*a)
Como não existe x' e x'' em programação, foi usado x1 e x2.
Quando se estuda matemática se aprende a usar parênteses dentro de colchetes dentro de chaves. Em programação são usados apenas os parênteses, podendo usar quanto níveis forem necessários, sempre lembrando de fechar todos os que forem abertos.
2 comentários:
Você podia já ter utilizado essa mesma forma e adaptar para o conceito de funcções, abraço e boa iniciativa!
Excelente post blog ta muito bom
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